PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Concurso vai publicar obras de literatura infantil afro-brasileira de 10 autores

Promovido pela Editora Eiros, projeto visa descobrir novos talentos da literatura infantil com histórias que abordem a literatura afro e indígena
Uma menina negra pegando um livro infantil.

Uma menina negra pegando um livro infantil.

— Mary Leal/Ascom SEEDF

23 de fevereiro de 2025

A Editora Eiros lançou o concurso “Histórias que Transformam”, um projeto que visa descobrir e dar visibilidade a novos talentos da literatura infantil. As inscrições vão até 15 de abril de 2025.

O concurso é destinado a autores a partir de 12 anos de idade, incluindo concorrentes com ou sem essa experiência. Menores de idade podem participar, desde que apresentem autorização e documentação dos responsáveis legais. O público-alvo das obras inclui crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, alinhando-se com a proposta de incentivar a leitura desde cedo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Cada autor poderá submeter uma obra inédita, com limite de 750 caracteres com espaços por página e máximo de 20 páginas, incluindo ilustrações. As obras devem ser inéditas, ou seja, não publicadas anteriormente, não estar concorrendo em outros concursos literários simultaneamente e não terem sido geradas por Inteligência Artificial (parcial ou integralmente).

Em 15 de maio serão divulgados 20 finalistas e o anúncio das 10 obras vencedoras acontece em 25 de maio, durante o Dia mundial da África. O lançamento oficial será em novembro, Mês da Consciência Negra.

Segundo a editora, a ideia do concurso surgiu como parte de um compromisso em fortalecer a identidade cultural negra e promover o diálogo entre gerações e culturas, com o objetivo de incentivar a produção de obras literárias transformadoras que representem a diversidade cultural e criativa do Brasil.

O edital e formulário para inscrições estão disponíveis no site da Editora Eiros.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano