PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Centro cultural no Ceará celebra abolição da escravidão com programação sobre resistência negra

Eventos gratuitos em Fortaleza homenageiam figuras históricas e destaca debates sobre direitos das mulheres e da população negra
Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar, líder jangadeiro e abolicionista do Ceará.

Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar, líder jangadeiro e abolicionista do Ceará.

— Luiz Alves

25 de março de 2025

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), preparou uma programação especial para marcar o 25 de março, data em que o Ceará se tornou a primeira província brasileira a abolir a escravidão em 1884 – quatro anos antes da Lei Áurea. As atividades gratuitas ocorrem no sábado (29) e destacam o protagonismo negro na história brasileira.

A Data Magna, como é conhecida, marca a abolição da escravidão no Ceará, ocorrida em 1884, antes da Lei Áurea. O estado foi pioneiro no processo, impulsionado por figuras como Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar. Em 1881, ele e outros jangadeiros se recusaram a transportar pessoas escravizadas, um ato que simbolizou resistência e mobilização popular.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A homenagem se estende a outros personagens históricos, como Preta Simoa, liderança feminina que apoiou a greve dos jangadeiros e lutou pelos direitos da população negra e das mulheres.

“Este espaço é um símbolo vivo da luta pela liberdade e da valorização da cultura negra”, destacou Camila Rodrigues, superintendente do equipamento cultural, em nota governamental.

Programação gratuita

A programação gratuita oferece duas atividades principais no sábado (29). Pela manhã, às 9h, ocorre a ação “Dragão no Território: Preta Simoa e os Direitos das Mulheres” no Bairro Moura Brasil, com uma roda de conversa conduzida pela especialista Louise Santana. 

O evento abordará os avanços e desafios dos direitos das mulheres a partir da trajetória de Preta Simoa, importante liderança feminina que atuou na mobilização abolicionista no século XIX. 

À tarde, às 16h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, acontece o encerramento do ciclo “Mulheres em Cena: As Guardiãs das Encantarias”, com participação da quilombola Clea do Cumbe e da ativista cultural Cícera Barbosa, mediado por Mabel Castro. 

Clea do Cumbe, reconhecida por sua luta pela defesa do território quilombola e pela afirmação da identidade quilombola pesqueira, compartilhará suas experiências ao lado de Cícera Barbosa, que discutirá a importância da inclusão cultural nas políticas públicas. Ambos os eventos são abertos ao público e contam com acessibilidade em Libras.

Serviço

Programação especial do Centro Dragão do Mar para a Data Magna do Ceará

Quando: 29 de março de 2025

Horário: Consultar a programação

Onde: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza (CE)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano