O filme “Maputo Nakuzandza”, dirigido por Ariadine Zampaulo, estreia no Canal Brasil no dia 24 de abril, às 20h. O longa-metragem é uma coprodução entre Brasil e Moçambique, com roteiro e produção assinados por Zampaulo e Maria Clotilde Guirrugo.
A obra retrata o cotidiano da capital moçambicana por meio de cinco histórias que se entrelaçam ao longo de um único dia, narradas pela Rádio Maputo Nakuzandza.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Retrato da cidade de Maputo como protagonista
Maputo é o centro da narrativa do longa. O filme começa ao amanhecer e segue até a noite, apresentando cenas como jovens deixando festas, mulheres iniciando atividades nos quintais, turistas em passeio e trabalhadores nos transportes públicos. Entre os acontecimentos, destaca-se o desaparecimento de uma noiva, anunciado pela rádio que também conduz a trilha sonora com músicas moçambicanas.
O título do filme utiliza a palavra “nakuzandza”, que significa “eu te amo” na língua Changana, falada no sul de Moçambique. A escolha reflete o carinho com que a cidade é retratada.
Percurso internacional e premiações
Rodado em 2017 durante um intercâmbio da diretora em Moçambique, o filme teve estreia em festivais internacionais em 2022 e já passou por mais de 30 mostras em países como França, Estados Unidos, Argentina, Itália, Alemanha, Portugal e Burkina Faso.
A obra foi premiada no Festival do Rio com o Prêmio Especial do Júri (Mostra Novos Rumos), no Panorama Internacional Coisa de Cinema com o prêmio do Júri Indie Lisboa e na Bienal do Cinema Sonoro (Goiás), onde venceu nas categorias de melhor desenho de som e melhor música original. Também conquistou prêmios no Urusaro International Women Film Festival, em Ruanda.
Confira abaixo o trailer oficial do longa-metragem: