A pesquisadora Talita Azevedo lançou o livro “Presente Histórico: uma viagem de milhares de anos em 27”, um diário de bordo que documenta suas expedições por 13 lugares estratégicos do Brasil, revelando como a tecnologia pode democratizar o acesso ao conhecimento histórico e fortalecer o senso de pertencimento nacional.
Para ampliar o acesso das pessoas ao patrimônio histórico brasileiro, a autora disponibilizou no Spotify o primeiro episódio de um audiobook, que apresenta os três primeiros capítulos da obra.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Este mapeamento foi realizado em dezenas de viagens nos últimos 12 meses, de modo com que eu pudesse entender um pouco mais sobre dados qualitativos de cada narrativa – e, de alguma forma, criasse uma base de conceitos para compreender um pouco melhor um pouco sobre um País tão continental quanto o Brasil”, explica a pesquisadora.
O projeto percorre quatro estados brasileiros, documentando perspectivas diversas que abrangem o cenário afro-brasileiro, questões de sustentabilidade e a importância da construção de arquivos de memória para as próximas gerações. Em seu trabalho, Talita propõe uma reflexão sobre o cenário atual do Brasil, questionando: “Qual é o cenário Brasileiro? O que está acontecendo hoje no País? O que não está acontecendo?”.
Natural de Campinas (SP), cidade historicamente reconhecida como possivelmente o último lugar do mundo a abolir a escravização, a autora traz uma visão única sobre como a tecnologia pode criar um acervo vivo da memória nacional, transitando entre passado, presente e futuro.
“Na minha narrativa, tento transitar em três modalidades de tempo: passado, presente e futuro. Quando penso em passado, é muito sobre este trabalho de pesquisa histórica – onde minhas viagens são parte da grande essência disso”, destaca Talita.
Os locais mapeados pela autora do livro e seus contextos históricos estão disponíveis no site do projeto Presente Histórico.
Para os leitores que desejam uma experiência mais imersiva, será criado um clube do livro exclusivo. Os interessados podem se inscrever através do formulário disponível aqui.