PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Falta de acesso a recursos’: com foco nas juventudes, Em Movimento participa do congresso do GIFE

À Alma Preta, a secretária do movimento destaca a importância de democratizar o acesso do investimento social privado para projetos voltados a juventude negra e periférica
Larissa Fontana, Secretária Executiva do Em Movimento, irá representar a organização no Congresso GIFE

Larissa Fontana, Secretária Executiva do Em Movimento, irá representar a organização no Congresso GIFE

— Divulgação

7 de maio de 2025

De 7 a 9 de maio, a organização Em Movimento participa do 13º Congresso GIFE, no centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”, o evento é o principal encontro sobre investimento social privado (ISP) e filantropia no Brasil. 

O encontro tem como foco promover soluções para enfrentamento às desigualdades e emergências climáticas. O congresso reúne representantes de organizações da sociedade civil, institutos, fundações e empresas para debater o papel estratégico do setor na promoção de uma sociedade mais justa.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na programação do evento, o Em Movimento integra o painel promovido pelo programa Juventudes Potentes, da United Way Brasil, com o tema “Desafios e oportunidades no Investimento Social Privado para (e com) as Juventudes”. A mesa será mediada por Larissa Fontana, secretária-executiva da organização. 

À Alma Preta, Fontana destaca a importância do evento ocorrer pela primeira vez fora do eixo Sudeste e ampliar o debate sobre o acesso a recursos. Para a secretária,  o encontro também é uma forma de gerar conhecimento e promover soluções para enfrentar as desigualdades sociais, raciais e ambientais que o país vive atualmente.

“Os grupos mais vulnerabilizados e marginalizados têm mais dificuldade de acesso a esse recurso fundamental e também enfrentam desafios no acesso a direitos e as políticas públicas. São essas organizações que estão construindo formas de enfrentar o abandono do Estado nas regiões periféricas e territórios vulnerabilizados e que precisam desse recurso de investimento social privado para construir ações de enfrentamento à desigualdade e a falta de acesso a direitos básicos”, afirma.

A participação do grupo no evento parte da discussão sobre o lançamento da publicação “Juventudes no Brasil – Guia de Diretrizes, Estratégias e Boas Práticas de Investimento Social Privado para e com as Juventudes”, organizada pela Em Movimento. No guia, estão reunidos recomendações, boas práticas e referências para orientar iniciativas do setor em relação às juventudes brasileiras.

Com foco na garantia de direitos das juventudes, a organização leva ao congresso a discussão sobre a democratização do acesso ao investimento social privado. Além de destacar as desigualdades na distribuição de recursos para projetos liderados pela juventude, principalmente aos jovens negros e periféricos.  

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano