PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Palmeiras cobra medidas eficazes após novo caso de racismo por torcedores do Cerro Porteño

Caso ocorreu durante uma partida da Conmebol Libertadores no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, capital paraguaia; clube paulista destacou casos recorrentes de racismo
Torcedor do Cerro Porteño imitando um macaco na direção dos palmeirenses na partida no Estádio La Nueva Olla, em Assunção.

Torcedor do Cerro Porteño imitando um macaco na direção dos palmeirenses na partida no Estádio La Nueva Olla, em Assunção.

— Reprodução/Rede Social

8 de maio de 2025

Na quarta-feira (7), o Palmeiras se manifestou cobrando medidas eficazes contra o racismo no futebol, após um torcedor do clube paraguaio Cerro Porteño ter feito gestos racistas contra palmeirenses durante uma partida da Conmebol Libertadores. O episódio ocorreu no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, onde o time alviverde venceu a partida.

Nas redes sociais, um vídeo gravado por um torcedor mostra o momento em que um homem do Cerro imita um macaco na direção à torcida do Palmeiras.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Após o ocorrido, o clube paulista publicou uma nota repudiando a atitude dos torcedores e destacou que episódios de racismo envolvendo o time paraguaio têm se tornado recorrentes.

“É a quarta vez desde 2022 que torcedores do Cerro Porteño cometem o mesmo crime em partidas contra o Palmeiras. Tal reincidência demonstra a ineficácia das punições aplicadas até aqui, em como a convivência do próprio Cerro Porteño com os sucessivos atos de discriminação praticados por alguns de seus fãs”, afirmou.

O Palmeiras também questionou a efetividade das punições aplicadas por instituições e autoridades locais para coibir manifestações racistas. Ainda relembrou o caso recente do Jogador Luighi Hanri, atacante do Palmeiras que foi alvo de racismo por parte de torcedores do Cerro Porteño, durante uma partida da Libertadores Sub-20, em março deste ano.

“O que fizeram para punir o torcedor que imitou um macaco para o atacante palmeirense Luighi? A sanção imposta na ocasião foi o suficiente para coibir novos casos de discriminação? Quais providências serão tomadas desta vez? O racismo no futebol é um problema gravíssimo e somente será solucionado com medidas enérgicas e eficazes”, questionou o Alviverde.

Na mesma publicação da nota em redes sociais, torcedores lamentaram a repetição dos casos de racismo e direcionaram críticas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Entre os comentários, usuários relatam: “Tudo isso acontece porque a Conmebol permite! Racismo é crime!“ e “De novo essa história, faz alguma coisa Conmebol”.

Novos casos de racismo aumentam clamor por punições

A cobrança e os questionamentos do Palmeiras também ganharam força diante de um episódio semelhante ocorrido em abril, quando um torcedor alviverde fez gestos racistas na direção de paraguaios em uma disputa contra o Cerro Porteno no Allianz Parque, válida pela Libertadores.  

Segundo o clube, o homem foi rapidamente identificado, expulso do programa de sócio torcedor Avanti e bloqueado do sistema de venda de ingressos para as partidas do Alviverde como mandante.

Além disso, o torcedor foi acionado judicialmente para ressarcir o clube pelo prejuízo financeiro ocasionado pelo ato racista. A Conmebol multou o Palmeiras em US$ 50 mil dólares, cerca de R$ 268 mil.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano