No sábado (19), será realizado o ato “Pedal e Caminhada contra a Violência”, em protesto contra a abordagem violenta sofrida por dois adolescentes negros, de 12 e 13 anos, por policiais militares no Rio de Janeiro. A manifestação está marcada para às 16h, com concentração na Praça da Harmonia, na capital fluminense.
O episódio ocorreu no último dia 29 de abril, quando os meninos pedalavam no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio. Segundo relatos das famílias, os adolescentes foram abordados de forma truculenta por policiais armados e acusados de roubo naquela região.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O protesto é organizado por pais, mães e integrantes da comunidade da Pequena África, em repúdio à violência policial contra crianças negras. O movimento convida o público a levar bicicletas e tênis, como forma simbólica de defender o direito à infância, mobilidade segura com bicicletas e à luta contra o racismo.
Em publicação nas redes sociais, a deputada Dani Monteiro (PSOL-RJ) repudiou a ação policial.
"Mãe, ali não tem perigo. Tem muitos policiais."
— Dani Monteiro (@danimontpsol) May 5, 2025
(Isack, 12 anos, antes de sofrer racismo policial)
No último dia 29, dois meninos de 12 e 13 anos foram ameaçados por policiais no Boulevard Olímpico, com fuzis apontados de dentro da viatura para seus corpos. Além disso, foram…
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (CDDHC) acompanha o caso junto às famílias em busca de providências.