PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bicicletaço e caminhada denunciam violência policial contra crianças negras no Rio

Manifestação reivindica direito à infância de crianças negras e mobilidade segura
Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ).

Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ).

— Tânia Rêgo/Agência Brasil

8 de maio de 2025

No sábado (19), será realizado o ato “Pedal e Caminhada contra a Violência”, em protesto contra a abordagem violenta sofrida por dois adolescentes negros, de 12 e 13 anos, por policiais militares no Rio de Janeiro. A manifestação está marcada para às 16h, com concentração na Praça da Harmonia, na capital fluminense.

O episódio ocorreu no último dia 29 de abril, quando os meninos pedalavam no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio.  Segundo relatos das famílias, os adolescentes foram abordados de forma truculenta por policiais armados e acusados de roubo naquela região.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O protesto é organizado por pais, mães e integrantes da comunidade da Pequena África, em repúdio à violência policial contra crianças negras. O movimento convida o público a levar bicicletas e tênis, como forma simbólica de defender o direito à infância, mobilidade segura com bicicletas e à luta contra o racismo.

Em publicação nas redes sociais, a deputada Dani Monteiro (PSOL-RJ) repudiou a ação policial. 

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (CDDHC) acompanha o caso junto às famílias em busca de providências.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano