A brasileira Marta foi reconhecida como a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou uma lista com as dez maiores atletas da modalidade e a jogadora é a única representante do Brasil.
Hoje, atuando pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos, Marta foi convocada para defender a seleção brasileira em dois amistosos contra a seleção japonesa, que serão disputados nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Pela seleção, ela conquistou três títulos da Copa América Feminina, um vice-campeonato mundial e duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Na última temporada, a espanhola Aitana Bonmati, foi eleita a melhor do mundo e aparece na décima posição.
Brasileira coleciona prêmios
Considerada a maior medalhista do futebol brasileiro, Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Federação Internacional de Futebol ( FIFA), cinco deles de forma consecutiva, atingindo um feito inédito nunca conquistado antes no futebol feminino quanto no masculino.
A futebolista também se tornou a maior artilheira da história das Copas do Mundo. Além disso, é a maior artilheira da seleção brasileira.
Marta encerrou sua trajetória em Jogos Olímpicos, disputando seis edições do torneio feminino e conquistou três medalhas de prata em Atenas (2004), depois Pequim (2008) e Paris (2024) sua última participação integrando a equipe nas Olimpíadas.