A Cria Coragem, iniciativa do Instituto Çarê que apoia e constrói novas narrativas sobre as infâncias, com foco na prevenção e erradicação ativa da violência sexual infantojuvenil, lançou seu primeiro podcast original, o “Cria Histórias”.
A série sonora propõe um mergulho na história do Brasil pelo olhar de crianças e adolescentes, conectando passado e presente para fortalecer a construção de infâncias mais seguras, potentes e felizes.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O podcast parte da ideia de contar histórias pouco conhecidas que ilustram a força e a resistência para superar algumas das vulnerabilidades das infâncias ao longo do tempo, revelando como o contexto social e histórico ainda molda a realidade das crianças hoje.
A primeira temporada reúne quatro episódios temáticos, trazendo insurgências, memórias e reflexões fundamentais para transformar o futuro, apresentando protagonistas infantis e juventudes que desafiaram violências e desigualdades. A série percorre temas como a criação coletiva, o trabalho infantil, a resistência estudantil e os desafios e possibilidades no território digital.
“Acreditamos que, para mudar a realidade das infâncias, é preciso, antes, mudar nossa concepção sobre ela. O Cria Histórias nasce da nossa caminhada de pesquisas – que revelou episódios incríveis das Infâncias brasileiras. Agora, desejamos dividir essas histórias com todo mundo, para expandir essa transformação”, explica Alícia Peres, diretora da Cria Coragem e do podcast.
Cada episódio traz entrevistas exclusivas, trilha sonora original, e é acompanhado de materiais complementares como bibliografias, imagens históricas, roteiros educativos e percursos territoriais, que estarão disponíveis para o público em geral, educadores, profissionais da rede de proteção.
“Além de ouvir, queremos que as pessoas reflitam, dialoguem e usem esses conteúdos como ferramentas para ação e mudança social”, afirma Luiza Akimoto, diretora de sonoridades e narradora do podcast.
Realizado pelo Instituto Çarê e pela produtora Bruta Mirada, com apoio do Instituto Galo da Manhã, o podcast integra-se a um ecossistema de iniciativas e conteúdos da Cria Coragem, todos voltados para a proteção infantojuvenil, que inclui também séries audiovisuais, manuais de redação e conteúdos educativos.
Episódios
- Episódio 1 – Quem Cria?
Tema: Responsabilidade coletiva e criação em comunidade.
Sinopse: Duas histórias da mesma época e território dividem esse episódio: a Roda dos Expostos, dispositivo utilizado pelas Santas Casas de Misericórdia para receber crianças “enjeitadas” no início do século XX, e Madrinha Eunice, matriarca do samba paulistano, que criou mais de 60 crianças em seu quintal na Rua da Glória, em São Paulo. O episódio reflete sobre responsabilidade coletiva, criação comunitária e a construção social das infâncias.
- Episódio 2 – Por que Trabalha?
Tema: Trabalho infantil e estrutura econômica e social.
Sinopse: O episódio analisa a história do trabalho infantil no Brasil, desde as fábricas do início da industrialização até as formas contemporâneas de exploração. Apresenta histórias pouco conhecidas, como revoluções lideradas por crianças que resultaram em mudanças trabalhistas no país. Reflete sobre a construção histórica das infâncias como força produtiva e suas consequências nas desigualdades atuais.
- Episódio 3 – O que Aprende?
Tema: Educação, subjetividades e resistência estudantil.
Sinopse: A partir das ocupações secundaristas de 2015, o episódio explora como a educação formal brasileira molda subjetividades, constrói desigualdades e como a resistência estudantil propõe alternativas. Debate também o legado da educação colonial e autoritária, e traz exemplos de práticas educativas decoloniais e emancipadoras.
- Episódio 4 – Onde Conecta?
Tema: Território digital, bem viver e tecnologias de cuidado.
Sinopse: O episódio investiga como o território digital tornou-se espaço simultâneo de resistência e vulnerabilidade para crianças e adolescentes. Analisa a pedagogia colonial presente nas redes, a construção de masculinidades tóxicas nos games, e propõe o Bem Viver como alternativa para resistir e criar novos caminhos.
A primeira temporada está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, e no site oficial www.criacoragem.com.br/podcast.