Um novo aplicativo brasileiro promete transformar a forma como pessoas encontram e se conectam com a gastronomia produzida por empreendedores negros e indígenas. O Dendê App é uma plataforma on-line criada para reunir empreendimentos gastronômicos em todo o país.
A iniciativa nasceu da trajetória de Rafael Felsemburg, idealizador e fundador. Negro e profissional de tecnologia com mais de 20 anos de experiência, Rafael construiu sua carreira entre desenvolvimento, gestão de projetos e produtos digitais em diversas empresas como NTT Data, Itaú, Siemens, WWP Group. Nos últimos cinco anos, passou a viver como nômade digital, viajando pelo Brasil e pelo mundo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Foi nesse deslocamento constante que ele percebeu duas dores recorrentes: de um lado, consumidores que perdem tempo tentando encontrar bons lugares para comer; do outro, empreendedores gastronômicos com produtos excelentes, mas sem recursos ou conhecimento para ampliar sua visibilidade digital. A partir dessa vivência, somada à sua experiência no nicho Tech, surgiu a Dendê como um produto digital capaz de gerar impacto social e fortalecer a economia da comunidade negra e indígena.
“Tudo começa quando eu percebo que existem inúmeros negócios produzindo comida de qualidade, com identidade e história, mas que seguem invisíveis para grande parte do público. A proposta do aplicativo é resolver esse problema de forma direta, dando visibilidade real e acessível a quem faz comida com alma e facilitando a busca por parte dos consumidores, cuja demanda por boas experiências gastronômicas é crescente.”, conta Rafael.
Uma nova experiência para restaurantes e consumidores
Com o objetivo de ser simples e acessível, a plataforma permite que empreendedores gastronômicos se cadastrem gratuitamente e quando o aplicativo for lançado, passarão a aparecer automaticamente nas buscas de pessoas que procuram comida em sua região. O cadastro já está disponível no site.
Na plataforma, cada negócio terá um perfil completo, onde poderá incluir fotos reais da comida, cardápio com preços, horários de funcionamento, endereço, formas de pagamento e, principalmente, sua história. O aplicativo promete não somente listar estabelecimentos, mas cria espaço para os empreendedores contarem quem são, de onde vêm e o que inspira sua culinária.
Para restaurantes, bares e food trucks comandados por pessoas pretas, pardas e indígenas, a Dendê oferece benefícios raros no mercado digital. Além do cadastro gratuito e do perfil completo, a plataforma aposta em visibilidade qualificada, conectando os negócios a pessoas que realmente buscam experiências gastronômicas autênticas.O aplicativo também funcionará como uma rede de apoio, promovendo trocas entre empreendedores e oferecendo conteúdos educativos sobre fotografia, redes sociais, marketing e crescimento sustentável dos negócios. A proposta é criar uma comunidade.
Para o público final, a Dendê transforma o ato de comer em experiência de conexão cultural. Pelo aplicativo, será possível descobrir lugares especiais que muitas vezes passam despercebidos, acessar informações completas antes de sair de casa, conhecer histórias reais de quem está por trás da comida e refinar buscas de acordo com preferências específicas, como: tipo de culinária, formas de pagamento, avaliações ou horário de funcionamento.
A Dendê foi desenvolvida por uma equipe majoritariamente negra. Além de Rafael Felsemburg, a equipe base conta com Matheus Gomes (gestão de parcerias), Marina Iulli (design), Diego Ferreira e Vitor Ruis (desenvolvimento) e Alexia Moreira (qualidade).
“Com a missão de dar visibilidade, fortalecer a comunidade e transformar cultura em impacto, nosso objetivo com o aplicativo é que ele também seja uma ferramenta estratégica para reduzir desigualdades no acesso ao mercado digital e valorizar esses afro empreendimentos gastronômicos que sempre sustentaram a gastronomia brasileira, mas raramente ocuparam o centro das plataformas”, conclui Rafael.