PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

USP promove seminário sobre empreendedorismo negro com especialistas e pesquisa sobre trajetórias empresariais

Evento gratuito na FEA integra exposição sobre pioneiros do Brasil e discute avanços e desafios da população negra no mundo dos negócios
Imagem mostra duas pessoas negras, um homem e uma mulher, trabalhando diante de um computador.

Imagem mostra duas pessoas negras, um homem e uma mulher, trabalhando diante de um computador.

— SouthWorks

20 de fevereiro de 2026

A Faculdade de Economia, Administração e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) realiza no dia 23 de fevereiro, das 14h às 15h30, o seminário “Empreendedorismo Negro no Brasil”. O encontro será no Auditório Funcadi, localizado no Prédio da Biblioteca da FEA, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 20 de fevereiro por meio de link disponibilizado pela organização.

O evento é organizado pelos professores Jacques Marcovitch e Alexandre Saes, ambos da FEA USP. Esta primeira edição integra uma série de atividades acadêmicas vinculadas à exposição “Pioneiros & Empreendedores no Brasil”, atualmente em cartaz na biblioteca da faculdade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A mostra já percorreu outros estados antes de chegar à FEA, instituição que serviu como ponto de partida para a pesquisa idealizada pelo professor Jacques Marcovitch, autor da trilogia “Pioneiros & Empreendedores no Brasil”. De acordo com o professor Alexandre Saes, a exposição investiga trajetórias empresariais e o papel do empreendedorismo na formação econômica do país.

Marcovitch afirma que a presença da exposição na FEA reforça o compromisso da unidade em articular a memória empresarial, a pesquisa acadêmica e a reflexão contemporânea sobre o desenvolvimento brasileiro. A professora Maria Cristina de Oliveira Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, elaborou o discurso expográfico e introduziu novos argumentos e perspectivas para expandir o projeto com conteúdos inéditos sobre mulheres e negros pioneiros.

Especialistas confirmados

O seminário contará com a participação de dois especialistas de referência no tema. O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, e o pesquisador Pedro Jaime, autor do livro “Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial”, publicado pela Edusp em 2016, integram a lista de convidados.

Marcovitch avalia que a presença desses estudiosos permitirá articular pesquisa acadêmica, evidências empíricas e experiências concretas. O debate sobre empreendedorismo negro poderá, assim, conectar-se à formação dos estudantes da FEA e de outras unidades da USP.

O professor destaca ainda a colaboração da faculdade com iniciativas como esta, por meio da promoção de debates, seminários e atividades estudantis voltadas à reflexão sobre diversidade, inclusão e desenvolvimento econômico.


Texto com informações do Jornal da USP.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano