Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Artista visual cria campanha para apresentar trabalhos fotográficos nos EUA

4 de julho de 2018

Obras de João Victor Medeiros foram selecionadas em feira internacional para artistas emergentes, que acontecerá em setembro, em Chicago; crowdfunding é para custear custos do projeto

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / João Victor Medeiros

João Victor Medeiros, 21 anos, é artista visual, fotógrafo, diretor de vídeo e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). O jovem teve o trabalho selecionado para participar da The Other Art Fair Chicago, feira internacional para artistas emergentes. O evento acontecerá em Chicago (EUA) entre os dias 28 e 30 de setembro.

Todavia, o artista não tem como custear gastos relativos à viagem e ao transporte de suas peças, o que poderá colocar em risco a sua participação no evento. Ele foi selecionado por meio de convocação aberta na qual suas obras foram analisadas por um comitê que o aprovou.

A questão financeira motivou João a criar uma campanha de crowdfunding – financiamento online – para arcar os custos de deslocamento e o traslado das obras que serão expostas.

Imagem: João Victor Medeiros

João, cujo trabalho procurar retratar de modo digno as pessoas fotografadas, independentemente de quem seja, explica o que a ida à The Other Art Fair Chicago significa para ele.

“A minha ida para a feira artística significa uma importante oportunidade para um artista negro e brasileiro em início de carreira apresentar um pouco da qualidade artística de nosso país, como muitos e muitas têm feito até aqui, e estar sob os olhos de um público atento aos novos movimentos no circuito artístico mundial”, pontua o jovem.

João Victor Medeiros (Imagem: arquivo pessoal)

Saiba mais sobre o artista

O trabalho de João Victor Medeiros poderá ser conferido no site no qual ele publica as próprias obras. O endereço é jvmedeiros.46graus.com.

Como ajudar?

João necessita de R$ 16 mil para custear os gastos relativos à viagem. As despesas abrangem o estande no evento, inclusive design e iluminação do espaço; passagens aéreas de ida e volta; transporte e emolduramento das obras; documentação e visto; alimentação e hospedagem; e taxas do site Vakinha – no qual a campanha foi criada.

Até a publicação desta reportagem, a campanha, que foi criada em 2 de julho, havia arrecadado R$ 1.130 – a data-limite é 7 de agosto.

Interessados poderão colaborar no endereço da campanha: bit.ly/2KrXym9.

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano