Pesquisar
Close this search box.

Bibliotecas móveis fomentam a leitura no continente africano

Ônibus, vans, burros, camelos e bicicleta levam livros às crianças que moram em regiões rurais
Projeto de bibliotecas móveis atende principalmente as crianças da Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue.

Foto: Reprodução/Unicef

11 de julho de 2024

Com foco em solucionar o problema da escolaridade e das competências de leitura na África, o projeto iRead foi criado para chegar às crianças que moram em zonas rurais, muitas vezes, inacessíveis e com pouca infraestrutura. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Bibliotecas e Recursos Rurais (RLRDP), da União Africana (UA).

O iRead consiste na  construção de ônibus e vans equipados com prateleiras de livros, que circulam entre as aldeias. Em locais de difícil acesso, bicicletas, burros e camelos com capacidade para transportar grandes quantidades de livros são usados, sem correr o risco de ficarem bloqueados na estrada, como poderia acontecer com outros meios de transporte. 

Atualmente, existem bibliotecas móveis em toda a África, mas o projeto atende principalmente as crianças da Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue. A gestão das bibliotecas envolve o fornecimento de livros e também a formação de bibliotecários e professores em cada aldeia. 

A novidade, introduzida recentemente no Zimbábue, foi a utilização de um computador movido a energia solar nos carros que circulavam pelo país. A intenção era facilitar o acesso às tecnologias de informação e comunicação, inclusive para grupos desfavorecidos da população, mulheres e idosos, e facilitar acesso à internet.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos