Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Festival Sesc Culturas Negras terá mais de 80 atividades espalhadas por SP

Programação celebra Dia Mundial de África com shows, espetáculos, experiências, discussões e passeios
O primeiro bloco afro do Brasil, conhecido como “O Mais Belo dos Belos”, Ilê Aiyê, marca presença na abertura do festival.

Foto: Divulgação

20 de maio de 2024

O Festival Sesc Culturas Negras vai apresentar mais de 80 atividades em diferentes formatos e linguagens, entre os dias 22 e 26 de maio. A iniciativa está prevista para ocorrer em diversas unidades da instituição no estado de São Paulo.

O propósito é valorizar, reconhecer e promover a cultura negra por meio de uma variedade de atividades, como shows, espetáculos, experiências vivenciais, discussões em grupo e passeios.

Além da participação de artistas, a programação inclui grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores da arte e da cultura negra para marcar o Dia Mundial de África, celebrado em 25 de maio.

O festival inicia com a apresentação do primeiro bloco afro do país, Ilê Aiyê, no Sesc Pinheiros, e ao longo dos dias, contará com a participação de Negra Li, Rincon Sapiência, Luedji Luna, Cida Bento e o coletivo Prot{Agô}nistas em outras unidades.

Entre os destaques do evento, está a estreia da peça “Angu“, escrita por Rodrigo França e as performances das artistas africanas Mayra Andrade, de Cabo Verde, e Nduduzo Siba, da África do Sul.

O cronograma também inclui uma roda de conversas que reúne comunicadores negros para discutir o jornalismo antirracista. Entre os convidados presentes no debate intitulado “Nós por nós: mídias negras e comunicação antirracista“, está Pedro Borges, co-fundador e editor chefe da Alma Preta.

Confira a programação completa no site do Sesc São Paulo.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano