Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Museu de Arte do Rio celebra 11 anos com exposição ‘Abolicionistas Brasileiras’

Mostra reúne obras inspiradas nas histórias de mulheres que foram essenciais na luta pela abolição da escravatura no Brasil
A imagem mostra uma arte de Aqualtune, princesa guerreira do Congo que lutou na resistência do Quilombo dos Palmares. Ela é uma das homenageadas em mostra do Museu de Arte do Rio sobre abolicionistas brasileiras.

Foto: Reprodução/Museu de Arte do Rio

16 de março de 2024

O Museu de Arte do Rio (MAR) comemora seus 11 anos com a inauguração da exposição “Abolicionistas Brasileiras“, com curadoria de Ana Carla Soler, em parceria com o Instituto Artistas Latinas. A mostra coletiva, realizada em colaboração com a Coleção Japu, apresenta obras de oito artistas contemporâneas brasileiras inspiradas nas histórias de mulheres que desempenharam papéis cruciais na luta e resistência durante o processo de abolição da escravatura no Brasil.

Ana Carla Soler, curadora da exposição, destacou a importância de resgatar o legado dessas mulheres que estiveram na vanguarda das lutas pela abolição: “Esse projeto se desenvolve desde 2023, realizando o mapeamento das personagens, pesquisas históricas e acompanhamento das artistas no desenvolvimento das obras. Trazer esse trabalho para o público no MAR é uma forma de impactar a vida de muitas pessoas”, disse em divulgação da Prefeitura do Rio.

A exposição, localizada na biblioteca do MAR, conta com a participação das artistas Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio. Ela faz parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que busca promover o protagonismo de artistas mulheres emergentes em toda a América Latina.

Por meio das obras expostas, a mostra destaca o protagonismo feminino negro durante a luta contra a escravidão no Brasil, apresentando personalidades como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima. A exposição ficará em cartaz até 30 de junho.


Sinara Rúbia, referência na luta antirracista na Secretaria Municipal de Cultura e diretora do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), destacou em divulgação a importância da exposição em visibilizar o protagonismo e a participação das mulheres no processo de luta pela abolição. “Essa mostra tem o potencial de narrar isso a partir do ponto de vista e da participação das mulheres, evidenciando o papel fundamental do povo negro na história do país”, ressaltou.

Serviço

Exposição “Abolicionistas Brasileiras”

Quando: até 30 de junho de 2024

Onde: Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR)

Endereço: Praça Mauá, 5 – Saúde, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

Visitação gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano