Pesquisar
Close this search box.

Narrativas Pretas: Mostra online reúne produções de artistas negras

Programação está disponível no site do Sesc e no YouTube; objetivo é levar ao público a diversidade da produção cultural brasileira

Texto: Redação | Imagem: William Tenório

artistas

5 de março de 2021

As narrativas de artistas negras estão entre os dez temas da nova etapa do projeto Sesc Cultura ConVida, que reúne uma programação de trabalhos que trazem à tona questões de grande relevância cultural, disponibilizados em plataforma online até o fim de março. A seleção “Narrativas Pretas” busca dar visibilidade às memórias e à produção cultural de temática afro-diaspórica.

Segundo o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego, o objetivo é levar ao público a diversidade da produção cultural brasileira. “São artistas de todas as regiões, com apresentações de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros”, conta.

Entre os destaques da programação disponível no site do Sesc e no YouTube estão trabalhos audiovisuais, de música e artes visuais, como os das artistas Bruna Tavares, Clara Pinheiro e Mônica Cardim:

Audiovisual: Curta “Novo mundo” de Bruna Tavares

Formada em história e especialização em História e Jornalismo, desde 2014 trabalha com produção cultural. Em audiovisual foi responsável pela produção dos curta metragens Palloma (2015), Cine São José (2018), Memórias submersas (em finalização). Nas atividades de formação, coordenou cursos e mesas reflexivas, como na Mostra Pajeú de Cinema, Curso de Roteiro no Sertão do Pajeú. Atualmente é sócia fundadora da Pajeú Filmes, produtora de conteúdo audiovisual em Afogados da Ingazeira.

Música: Show “Volte e Pegue” de Clara Pinheiro

É cantora e compositora, mulher preta de periferia e mãe. Em 12 anos de carreira musical recebeu prêmios, gravou álbuns, participou de festivais, fez turnês no nordeste e uma turnê/residência na Europa. Neste momento de empoderamento, CLARA assume seu trabalho apenas como CLARA e gesta de maneira independente um novo disco: “Volte e Pegue”, título inspirado na Sankofa, que tem este olhar no passado e na ancestralidade, trazendo pro hoje o que carregamos em nossas raízes.

Artes Visuais: “Fotografia na África e na Diáspora Africana: Uma Perspectiva Decolonial” de Mônica Cardim

Doutoranda e mestra em Artes (PGEHA/MAC-USP) sobre identidade e poder em retratos de africanos e afro-brasileiros nas fotografias de Alberto Henschel. Enquanto fotógrafa, propõe a construção político-poética de identidades. Alguns congressos em que participou: In/Visibility and Opacity: Cultural Productions by African and African Diasporic Women, Alemanha, 2019; Diasporic Imaginaries, França, 2019; ReSignifications: The Black Mediterranean, Itália, 2018; Congresso Luso Afro-Brasil, Portugal, 2015.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano