Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Niterói (RJ) sedia terceira edição da Bienal Black

Evento gratuito reúne artistas emergentes e propõe curadoria colaborativa com foco na visibilidade de mulheres negras na cena artística brasileira
Obra "Corpo Encantado", da série "Quem Matou Basquiat?", do artista Diogo Nógue. Essa será uma das artes que serão expostas na 3ª edição da Bienal Black, no Espaço Cultural Correios, em Niterói (RJ).

Foto: Diogo Nógue

21 de abril de 2024

A cidade do Rio de Janeiro sedia a terceira edição da Bienal Black (3BienalBlack), um evento que visa destacar o trabalho de artistas emergentes, especialmente mulheres. Com mais de 270 obras de 225 artistas de todo o Brasil e do exterior, distribuídas em cinco espaços pela cidade (sendo o sexto previsto para junho), além de uma programação virtual, a Bienal deve proporcionar uma experiência cultural diversificada e inclusiva.

Com entrada gratuita, as atividades da Bienal Black se estendem até junho, oferecendo uma extensa programação que pode ser conferida no site oficial.

O Espaço Cultural Correios, em Niterói (RJ), sediará a exposição de 27 de abril a 8 de junho de 2024. Os visitantes poderão apreciar obras de artistas como Brenda Nicole (RJ), Fernanda Figueiredo (SP), Diogo Nógue (SP), premiado nesta edição da Bienal, Fiamma Viola (DF), além das criações do Coletivo De Mujeres de Guadalajara (Espanha). Ao todo, serão expostas 30 obras.

No dia 27 de abril, sábado, a artista Brenda Nicole realizará uma fala descritiva sobre sua obra em exposição, dando as boas-vindas ao público às 14h. Como pintora e artista plástica paulista radicada no Rio de Janeiro, Brenda tem sido reconhecida como uma das personalidades mais promissoras da atual geração de artistas brasileiros. Suas obras, influenciadas pelos movimentos neoexpressionista e surrealista, abordam temas que alimentam o diálogo crítico desta bienal.

A abertura do sábado também contará com uma ação de live painting da artista carioca Brenda Nicole, seguida por um sarau afro poético de Sol de Paula. A montagem no Espaço Cultural Correios terá início na véspera, sexta-feira, quando a curadora Patrícia Brito receberá três turmas de escolas de Niterói para acompanhar o processo de montagem, além de oferecer uma aula sobre os temas da bienal e o processo de seleção dos artistas.

Serviço

3ª Bienal Black (3BienalBlack): “Fluxos (in)Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória”

Quando: de 27 de abril a 08 de junho de 2024

Onde: Espaço Cultural Correios (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói-RJ)

Horário: abertura – dia 27 de abril, sábado, às 14h; visitação das 11h às 18h (seg a sex) e das 13h às 18h (sáb – exceto feriados)

Entrada franca.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano