O grupo Teatro ao Redor apresenta nos dias 20, 21 e 28 de abril uma versão itinerante da peça de teatro documentário “69 Cômodos”, no Cortiço Chora Vinagre, localizado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
O espetáculo aborda as relações entre pessoas comuns, suas casas e a cidade. A dramaturgia é fruto de entrevistas com moradores de cinco bairros do Rio, cujas histórias de alguma forma se entrecruzam com a desta vila centenária.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A encenação tem início na rua dos Inválidos e segue pelos corredores do cortiço, que mantêm suas características arquitetônicas do século XIX, com 69 cômodos, divididos em quartos de 12 metros quadrados e dependências compartilhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
O Chora Vinagre, símbolo vivo da história da população negra no Brasil, carrega em suas paredes as marcas de um passado colonial. Em seus primeiros anos, o casario foi usado como local de comércio de pessoas escravizadas.
Ainda hoje, é possível ver na entrada um calçamento conhecido como chão pé-de-moleque. A nomenclatura faz referência às crianças filhas de escravizados que aplicavam as pedras no solo, ajeitando-as com os pés.
Durante o trajeto, a plateia também estará suscetível a estímulos sensoriais, como latidos de cachorros, movimentos de moradores, ruídos de televisão e o aroma de feijão cozinhando. As intervenções foram pensadas para enriquecem a encenação e promover um diálogo autêntico no decorrer da performance.
A peça é comandada por quatro performers, sendo eles Alex Teixeira, Clarisse Zarvos, Rach Araújo e Zeza Barral, além da participação da artista Leah, moradora do Chora Vinagre.
As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 18h30, com distribuição de senhas meia hora antes, para um público máximo de 30 pessoas.