Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Primeiro grupo de Capoeira de Angola de BH celebra 40 anos

Com uma programação voltada aos saberes da capoeira, o Grupo Iuna de Capoeira Angola vai apresentar a cultura por meio de oficinas, filmes, rodas e vivências
A imagem mostra o Grupo Iuna de Capoeira de Angola, que celebra quatro décadas de atuação em Belo Horizonte.

Foto: Leandro Couri/Divulgação

1 de abril de 2024

Em um evento que celebra a tradição e a ancestralidade, o Grupo Iuna de Capoeira Angola, primeiro grupo de Capoeira Angola na cidade de Belo Horizonte, comemora quatro décadas de existência. Entre os dias 3 e 5 de abril, o “Seminário Festival Grupo Iuna 40 anos” terá uma programação dedicada à vivência por meio de debates, oficinas, exibição de filmes e rodas de capoeira. 

As celebrações relacionadas aos 40 anos do grupo tiveram início em 2023, com a segunda edição da “Caravana de Angola” que, desde novembro, circula por cidades com grupos e mestres que guardam a tradição da Capoeira Angola. A ação tem como objetivo promover a interlocução entre os grupos. Ao todo, são dez encontros que serão realizados até junho de 2024.

O seminário também vai reunir, no conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na sede do grupo, pesquisadores para partilhar saberes sobre o passado, e discutir o futuro e o presente da Capoeira Angola. A programação é gratuita, mas é necessário inscrição prévia para as oficinas por meio do formulário

O grupo é composto por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira de Angola e coordenador do projeto, além de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade, em Belo Horizinte, Minas Gerais. Com sede na região desde 2001, o coletivo atua como um ponto de cultura e de transformação social.

Serviço
Quando: Entre os dias 3 e 5 de abril.
Onde: NA Universidade Federal de Minas Gerais. Endereço: Av. Afonso Pena, 1534, Centro, e na sede do Grupo Iuna: Rua Doutor Brochado, 1500, Bairro Alto Vera Cruz.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano