Pesquisar
Close this search box.

Universidade das Quebradas expande projeto de formação literária para Belém e São Luís

Aulas no Rio de Janeiro começam nesta terça-feira (16), na Academia Brasileira de Letras
Turma de 2023 da Universidade das Quebradas. Projeto anuncia expansão nas cidades de Belém e São Luís do Maranhão. As aulas no Rio de Janeiro iniciam nesta terça-feira (16).

Foto: Divulgação

15 de abril de 2024

A Universidade das Quebradas, extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Instituto Odeon, anuncia cursos de formação literária em Belém (PA) e São Luís (MA). A iniciativa já atua há uma década no Rio de Janeiro e visa capacitar escritores de regiões periféricas.

O projeto, intitulado Machado Quebradeiro, terá como ponto de partida a obra de Machado de Assis, abordando questões raciais e sociais presentes na literatura brasileira. Com a participação de 50 alunos, as aulas terão início em 16 de abril, na Academia Brasileira de Letras, com renomados escritores e pesquisadores, incluindo Jeferson Tenório, Geovani Martins, Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Durante oito meses, os participantes terão acesso a oficinas, palestras e seminários com o objetivo de desenvolver suas habilidades literárias e compartilhar suas experiências de vida por meio da escrita. O curso abordará temas como “Machado Afrodescendente e periférico” e “O Teatro Negro do Jovem Machado”, entre outros, com a correalização da Academia Brasileira de Letras e Festa Literária das Favelas (FLUP).

Desde sua criação em 2009, mais de 500 alunos já passaram pela Universidade das Quebradas, uma iniciativa idealizada pela escritora e pesquisadora Heloísa Teixeira e por Numa Ciro. A parceria com o Instituto Odeon tem possibilitado a expansão e o aprimoramento do projeto, que agora se prepara para alcançar novos territórios em todo o país.

“A atuação do Instituto Odeon sempre foi centrada na democratização da cultura e na promoção de iniciativas artísticas em diversos territórios. A expansão dessa iniciativa para novos locais reflete nosso compromisso em construir narrativas compartilhadas e facilitar trocas de saberes descentralizadas“, afirma Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

As atividades em Belém começam em maio, enquanto as datas para São Luís serão anunciadas em breve.

Serviço

Formação de Escritores – Machado Quebradeiro

Quando: 16 de abril a outubro (na unidade do Rio de Janeiro)

Horário: às terças-feiras, das 13 às 17h.

Onde: Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilsons, 203, Centro – Rio de Janeiro/RJ)


Para mais informações, acesse o site oficial do Instituto Odeon.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano