PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Itamar Vieira Junior lança 1º livro infantil em biblioteca na periferia de São Paulo

O evento acontece no dia 13 de fevereiro, em Paraisópolis, com entrada gratuita
A foto mostra o livro “Chupim”, novo lançamento infantil do escritor Itamar Vieira Junior.

A foto mostra o livro “Chupim”, novo lançamento infantil do escritor Itamar Vieira Junior.

— Divulgação/Itamar Vieira Junior

10 de fevereiro de 2025

Na próxima quinta-feira (13) a biblioteca do Instituto Pró-Saber SP, em Paraisópolis, periferia da Zona Sul da capital paulista, receberá o lançamento de “Chupim”, primeira obra do escritor Itamar Vieira Junior voltada ao público infantil.

A obra, produzida em parceria com a artista plástica Manuela Navas, retrata a vida do trabalho no campo, contrapondo com as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo. De modo lírico e lúdico, o autor de “Torto Arado”, vencedor do prêmio Jabuti em 2020, retrata as desigualdades sociais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A diretora-executiva do Instituto, Márcia Bandeira, acredita na importância de levar lançamentos literários em comunidades periféricas, não só nas grandes livrarias na região central da capital. 

“Esse movimento é fundamental para aproximar a literatura desses territórios e estabelecer conexões com crianças e jovens das periferias, que estão no processo de formação como leitores e cidadãos. Receber Itamar Vieira Junior, um dos maiores escritores da atualidade, é uma imensa satisfação para nós”, afirma.

Com mais de 20 anos de atuação, a iniciativa mantém uma biblioteca infanto-juvenil gratuita, com um acervo de mais de 20 mil títulos. O projeto também atua como pólo cultural no município e promove lançamentos, encontros com autores e atividades literárias na comunidade de Paraisópolis.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano