PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Projeto cultural se inspira no BaianaSystem e transforma vinis em narrativas infantis

Projeto trabalha "O Saci Pererê em uma viagem pelo folclore latino" com o álbum "O futuro não demora" da banda soteropolitana
Imagem mostra um homem e uma mulher sentados no chão de uma praça e segurando discos de vinil.

Foto: Divulgação

20 de abril de 2024

Com o disco “O futuro não demora”, da banda BaianaSystem, o projeto “Todo disco Vira História” chega em três unidades do CEU em São Paulo, com duas apresentações em cada espaço. No dia 22, no CEU Cidade Dutra, dia 26 no CEU Alvarenga e dia 29 no CEU Caminho do Mar. As apresentações acontecem às 10h e às 14h, com entrada gratuita.

Com o elenco composto por Dj Bibo, Thaeme Porto e Victória Oliveira, o projeto contorna a música a partir da premissa “O Saci Pererê em uma viagem pelo folclore latino”, escrita com livre inspiração no álbum do BaianaSystem, a história apresentada pelo Coletivo 180 Gramas conta como, com o apoio dos seres mitológicos da América Latina, o Saci foi em busca do paradeiro de seu grande amigo, Mestre Moa do Katendê conhecendo lugares, culturas e seres encantados na vastidão do continente sulamericano. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O projeto “Todo Disco Vira História” é uma celebração da conexão ancestral entre música e narrativa. Através das apresentações ao vivo, mescladas com mediação de leitura e contação de histórias, a ideia transforma grandes álbuns nacionais em contos encantadores, proporcionando educação e entretenimento de forma lúdica e cativante para crianças de todas as idades. 

De acordo com o coletivo, a escolha do álbum do BaianaSystem lançado em 2019 é pela questão de que ele transcende fronteiras musicais e mergulha nas raízes culturais do continente, abraçando as influências dos demais países. Com letras e batidas cativantes e repletas de ancestralidade, o disco é uma ode à resistência, esperança e luta por um futuro melhor – e que está logo ali. 

“As letras e batidas cativantes, carregadas de ancestralidade, nos conduzem por uma jornada de resistência, esperança e luta por um futuro melhor – um futuro que enxergamos não como um horizonte distante, mas como uma realidade palpável, logo ali, à nossa frente, esperando para ser construída”, afirmam os integrantes do Coletivo 180 gramas. 

Sobre o  Todo Disco Vira História

Desde sua concepção em 2016 como parte do projeto Sarau do Vinil, o Todo Disco Vira História tem encantado crianças em toda a cidade de São Paulo. Com adaptações digitais durante a pandemia e um retorno emocionante aos palcos em 2020/2021, o projeto continua a promover a cultura musical brasileira em diversas comunidades, destacando a importância de cada disco na formação de uma história única e significativa.

O Todo Disco Vira História é realizado pelo Coletivo 180 Gramas, um grupo cultural formado na periferia de São Paulo, comprometido em produzir projetos culturais e artísticos que inspirem e transformem.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano