PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos 20 anos, Taiane Justino quebra 10 recordes na Copa do Mundo de Levantamento de Peso

A pesista apresentou um desempenho impecável no grupo B da categoria feminina +87kg
Na foto, a atleta Taiane Justino disputa a Copa do Mundo de Levantamento de Peso, na Tailândia.

Na foto, a atleta Taiane Justino disputa a Copa do Mundo de Levantamento de Peso, na Tailândia.

— Reprodução

11 de abril de 2024

A atleta Taiane Justino fez história na Copa do Mundo de Levantamento de Peso de Phuket, na Tailândia. Nesta quarta-feira (10), a brasileira de apenas 20 anos chamou atenção ao quebrar dez novos recordes na competição, entre nacionais e sul-americanos. 

A pesista apresentou um desempenho impecável no grupo B da categoria feminina +87kg. Taiane cravou 108kg no arranco, 145kg no arremesso, somando um total de 253kg em uma prova sem erros.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na sua primeira tentativa, a atleta tinha 100kg como carga de entrada na prova de arranco, e levantou 102kg com facilidade. Em seguida, passou a 105kg, também alcançados. 

Por fim, ousou 108kg e quebrou em um quilo o seu próprio recorde nacional das categorias sub-20 e adulto, obtido no Campeonato Pan-Americano Sub-20, realizado em maio de 2023 em Manizales, na Colômbia.

A performance impressionante de Taiane também se manteve no arranco, categoria na qual a carga de entrada da brasileira era de 130kg. 

Sua primeira tentativa foi de 135kg, erguidos com sucesso. Na sequência, subiu para 141kg e, novamente, superou os recordes nacionais sub-20 e adulto e sul-americano sub-20 em um quilo. Na terceira tentativa, levantou 145kg e bateu o recorde recém-estabelecido.

Além disso, os recordes nacionais sub-20 e adulto da categoria acima de 87kg feminino foram ultrapassados duas vezes por Taiane, com 249kg e 253kg. Ela quebrou cinco recordes brasileiros na categoria adulto, cinco na categoria sub-20 e dois recordes sul-americanos na categoria sub-20. Mesmo terminando em segundo lugar no Grupo B, ela conquistou o nono lugar geral na competição.

Coincidentemente, a carga total de 253kg foi a mesma alcançada por outro destaque do levantamento de peso brasileiro no dia anterior. Laura Amaro 

disputou a competição na categoria 81kg feminino e também fez história ao conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em vídeo publicado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), Taiane Justino e o técnico Dragos Stanica celebram o resultado na Tailândia. Confira:

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano