Reunindo serviços do governo federal, estadual e municipal, o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop/RJ) é inaugurado no Rio de Janeiro, junto à Central do Brasil. As atividades serão iniciadas ainda na primeira semana de abril.
Com foco na expedição permanente de documentos e no acesso à Justiça, o Centro tem como objetivo solucionar parte das dificuldades vividas pelas pessoas em situação de rua.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Centro é pioneiro no país e pretende permitir a reinserção social de forma autônoma e sustentável, promovendo dignidade e cidadania para essa população.
“Ter facilitado seu acesso à Justiça, sentir que o Estado também o acolhe é fundamental para que a pessoa em situação de rua seja reinserida na sociedade e possa escrever uma nova história de vida”, conta o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Cardozo, em nota à imprensa.
O espaço trará atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado, a partir de uma equipe especializada e multidisciplinar, capacitada para a atuação na garantia dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.