PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cerca de 48 cidades correm risco extremo de novos incêndios em SP

As cidades do interior paulista foram responsáveis por mais de 30% dos focos de calor em todo o território brasileiro entre sexta (24) e sábado (25).
A imagem mostra um foco de incêndio próximo à rodovia Presidente Castello Branco, no interior de SP.

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

26 de agosto de 2024

O governo do estado de São Paulo decretou situação de emergência em 48 municípios pelo prazo de 180 dias devido ao risco extremo de novos focos de queimadas. Até o último domingo (25), os pontos de incêndio permaneciam ativos nas cidades de Poloni, Tabatinga, Pedregulho, Pradópolis, Altinópolis e Paulo de Faria.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), o território paulista foi responsável por mais de 30% dos focos de calor registrados em todo o país de sexta-feira (23) a sábado (24), com cerca de 2.191 ocorrências em 48 horas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

De acordo com a Defesa Civil, todas as rodovias que permaneciam interditadas devido à fumaça já foram liberadas. O órgão anunciou a criação de um gabinete de crise e um posto avançado, para coordenar as ações de combate ao fogo.

O gabinete conta com técnicos da Defesa, das secretarias de Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento e de meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Também compõem a força-tarefa agentes das Forças Armadas, Fundação Florestal, Defesas Civis Municipais e brigadistas voluntários.

No fim de semana, um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Militar portando 1l de gasolina. Ele foi denunciado por moradores após atear fogo em uma área de mata em Batatais (SP). Quando os agentes chegaram ao local, as chamas já haviam se alastrado por todo o território.

Em São José do Rio Preto (SP), um homem de 76 anos foi detido depois de atear fogo em lixo em uma área de preservação ambiental no bairro Jardim Maracanã e outro é investigado pela Polícia Civil pelo mesmo crime. 

As cidades em alerta máximo para novos incêndios são Monte Alegre do Sul, Alumínio, Santo Antônio do Aracanguá, Piracicaba, Pontal, Monte Azul Paulista, Sertãozinho, Torrinha, Santo Antônio da Alegria, Nova Granada, Iacanga, Taquarituba, Coronel Macedo, Ubarana, Pompeia, Boa Esperança do Sul, Pitangueiras, Salmourão, Lucélia, Dourado, Sabino, Jaú Pirapora do Bom Jesus, Itápolis, Itirapina, Bernardino de Campos, São Simão, Presidente Epitácio, Bebedouro, Bananal, São Luís do Paraitinga, Ibitinga, Tabatinga, Brodowski, Luís Antônio, Pedregulho, Tambaú, Urupês, Turiúba, Arealva, Águas da Prata, Morro Agudo, Batatais e Barrinha.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano