O Ministério das Comunicações entregou neste domingo (27) oito computadores e uma antena à comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Bahia. A ação integra o programa “Computadores para a Inclusão”, voltado à ampliação do acesso digital em áreas tradicionais.
Segundo o governo federal, os equipamentos permitirão a instalação de um novo laboratório de informática no território, assegurando o acesso a tecnologias para educação, comunicação e geração de oportunidades.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A entrega dos equipamentos ocorreu durante o Tributo à Mãe Bernadete, evento em memória da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, assassinada em agosto de 2023 em sua casa dentro da comunidade quilombola.
Ialorixá e referência nacional na defesa dos direitos quilombolas e da agricultura familiar, Mãe Bernadete foi uma voz ativa na luta por justiça social e proteção dos territórios tradicionais.
O evento contou com a participação de líderes religiosos e sacerdotes de religiões de matriz africana e representantes de movimentos sociais ligados à luta por justiça racial e territorial.
Houve ainda a presença de Jurandi Pacífico dos Santos, filho de Mãe Bernadete, que destacou a importância de iniciativas que respeitem a memória e ampliem os direitos da comunidade.
“O local onde minha mãe foi executada foi escolhido para ser o polo de informática. Os computadores e a internet que ganhamos será de suma importância para o desenvolvimento da comunidade. Não tínhamos esse acesso”, disse Jurandi.