O Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) lançou nesta terça-feira (18) um edital para selecionar pesquisadoras e pesquisadores quilombolas de 24 estados.
Os selecionados farão parte da Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas, com o objetivo de fortalecer a representatividade das comunidades na produção e disseminação do conhecimento.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A iniciativa visa desenvolver estudos voltados para a realidade das escolas e estudantes quilombolas, além de fomentar princípios de justiça social por meio de pesquisas comprometidas com os territórios quilombolas.
Detalhes da seleção dos pesquisadores
O edital disponibiliza 28 vagas, sendo uma por estado com comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. Nos estados com maior número de comunidades quilombolas (Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará), serão oferecidas duas vagas.
Os pesquisadores receberão um salário mínimo mensal durante nove meses para desenvolverem suas pesquisas.
As inscrições ficam abertas até 18 de março e devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Conaq.
Critérios para participação
Para se candidatar, é necessário ser quilombola, com atuação comprovada em sua comunidade, além de estar cursando ou ter concluído graduação ou pós-graduação, preferencialmente na área da educação. Os interessados devem residir no estado para o qual estão concorrendo, ter disponibilidade de 20 horas semanais para realizar a pesquisa.
Também é necessário elaborar um memorial de, no mínimo, três páginas, relatando sua trajetória no movimento quilombola, sua relação com a comunidade e o interesse na pesquisa. O candidato deve ser membro do Coletivo Nacional de Educação,, de outro coletivo da Conaq ou de entidades locais do movimento quilombola.