O Corinthians lançou a terceira camisa inspirada nas mulheres negras do clube paulista. A ação é uma continuidade da campanha das camisas I e II sobre combate ao racismo, em parceria com a Nike.
A nova peça, que será estreada pelo time feminino, reflete o compromisso do clube e da marca com a luta antirracista, tanto dentro quanto fora de campo. O modelo estará disponível para os torcedores a partir de 3 de setembro no site do fabricante e Shoptimão.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O uniforme apresenta listras verticais em preto e branco por toda a peça, com as mangas de cada cor. O escudo do clube foi redesenhado para refletir a dualidade das listras corintianas, com um lado preto e o outro branco.
Outra novidade é o swoosh (logo da Nike) duplo, que faz referência à aceleração do futebol feminino globalmente. O shorts também segue o design em preto e branco, enquanto as meias listradas completam o uniforme.
Assim como nas camisas I e II, os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte exclusiva criada pela designer Giulia Fagundes, na cor prata. Inspirada pela rica cultura da diáspora africana, a tipografia é marcante e apresenta uma textura única baseada em símbolos Adinkras de origem ganense. Essa abordagem visual celebra a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, com uma referência ao afrofuturismo.
Dentro da gola em formato “careca”, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, representando a importância da união de todos no combate ao racismo.
Em um compromisso contínuo com a luta contra o racismo, a Nike e o Corinthians, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), seguem avançando com as iniciativas para contribuir com a igualdade racial no esporte.
As sessões de letramento racial promovidas pelo ODRF em parceria com o clube já foram realizadas para atletas das categorias de base, time feminino e funcionários visando conscientização sobre as diversas formas de racismo e suas consequências.
Além disso, a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação”, importante ferramenta para reflexões e inspiração na luta contra a discriminação, segue disponível para download.