O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quinta-feira (3) os resultados do Censo da Educação Superior de 2023. O levantamento revela que estudantes que ingressaram nas universidades federais por meio de cotas em 2014 apresentaram uma taxa de conclusão 10% maior que a de não cotistas, ao longo da última década.
Os dados indicam que 51% dos cotistas concluíram seus cursos em 2023, enquanto a taxa entre os não cotistas foi de 41%. Além disso, o estudo destacou o impacto de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A taxa de conclusão entre beneficiários do Prouni atingiu 58%, em comparação com 36% dos alunos que não participaram do programa. Já entre os estudantes que contaram com o Fies, a taxa de conclusão foi de 49% contra 34% dos que não utilizaram o financiamento.
Outro dado revelado pelo Censo mostrou que, dos alunos que concluíram o ensino médio em 2022, apenas 27% ingressaram no ensino superior no ano seguinte. A situação foi mais favorável entre os estudantes de escolas federais, com uma taxa de 58%, e de escolas privadas, que atingiram 59%. Em contraste, apenas 21% dos concluintes de escolas estaduais entraram no ensino superior logo após a conclusão do ensino médio.
Os estudantes que fizeram o ensino médio articulado com educação profissional (integrado ou concomitante) também tiveram uma taxa de ingresso acima da média, com 44% entrando na educação superior no ano seguinte. Já entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o percentual foi de apenas 9%, e para aqueles na modalidade regular, 30%.
Uma análise inédita feita pelo Censo também revelou a distribuição dos estudantes de graduação entre os 5.570 municípios do Brasil. O estudo mostrou que 89,7% das matrículas em cursos de Educação a Distância (EaD) estão concentradas em 1.085 municípios que também possuem oferta de cursos presenciais. Apenas 10,3% das matrículas em EaD ocorrem em 2.281 municípios onde essa é a única modalidade disponível para a formação superior.