Pesquisar
Close this search box.

PUCRS lança mais de 270 bolsas integrais de graduação presencial e online

Ao todo, são 23 vagas para cursos presenciais e 250 para cursos a distância; saiba como se inscrever
Imagem mostra as mãos de uma pessoa negra sob o teclado de um notebook.

Foto: Christina Morill/Pexels

30 de maio de 2024

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está com inscrições abertas para mais de 270 bolsas de estudos para cursos de graduação presencial e online, a partir da terceira edição do Programa Raízes. Na modalidade presencial, é uma bolsa integral de graduação para cada um dos 23 cursos. A oportunidade é destinada para candidatos pretos, pardos e indígenas

Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2019 e 2023. Os interessados também precisam obter aprovação no Vestibular de Inverno da PUCRS para o respectivo curso pretendido, tendo realizado sua inscrição por meio da Modalidade II (seleção pela nota do Enem).   

As inscrições para as bolsas presenciais vão até o dia 4 de junho exclusivamente pelo site do Programa Raízes. Depois da pré-aprovação da documentação pela comissão de seleção, os candidatos pré-selecionados precisam se inscrever no Vestibular de Inverno até o dia 10 de junho. 

Já na modalidade online, são 250 bolsas integrais para os dez cursos de graduação a distância da PUCRS. Essa é a primeira edição do Programa Sementes, iniciativa que busca conectar oportunidades de acesso ao ensino superior a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. 

Para participar é necessário ser brasileiro, residir no Brasil e ter renda familiar mensal per capita bruta de até um salário-mínimo e meio (que hoje equivale a R$ 2.118,00) por integrante do grupo familiar. As inscrições vão até o dia 12 de junho pelo site do Programa Sementes.

No dia 10 de julho, os candidatos pré-selecionados serão contatados individualmente pela Comissão de Seleção por telefone ou e-mail informados no ato da inscrição. Após, os pré-selecionados deverão se inscrever no Vestibular da Graduação PUCRS Online, até o dia 22 de julho, optando por participar por meio do ingresso com sua nota do Enem. 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano