PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso sobre literatura e tradições afro-brasileiras com Nei Lopes é disponibilizado em plataforma

O escritor e compositor Nei Lopes.

O escritor e compositor Nei Lopes.

— Centro de produção audiovisual do Sesc São Paulo

12 de abril de 2025

O Sesc Digital, plataforma de conteúdo do Sesc São Paulo, lançou o curso gratuito de ensino a distância “Literatura e Tradições Afro-brasileiras”, com o escritor e compositor Nei Lopes. As aulas contam com a participação especial da intérprete Fabiana Cozza. 

O curso propõe uma introdução a noções básicas de literatura e música popular de ascendência africana e afro-brasileira a partir da trajetória pessoal e da obra de Nei Lopes.  Em 15 aulas, o escritor faz um passeio por diversos gêneros literários, trazendo como referência experiências e exemplos dos seus 40 livros publicados durante 80 anos de vida.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A cada aula o artista destaca um gênero literário e influências, explicando o seu método de trabalho e histórias sobre a produção de seus livros.  

Em algumas aulas, a cantora Fabiana Cozza faz a leituras de trechos selecionados das obras de Nei Lopes, para mostrar as várias nuances de sua trajetória, que já tem um lugar de destaque na bibliografia brasileira. 

Olhar para a produção de Nei Lopes também é possibilitar a reflexão sobre as influências da cultura afro-brasileira no destino de democratização do país. As aulas permitem um vislumbre não só dos propósitos de vida do autor, mas também de propor uma ampliação da visão de mundo da literatura e das artes, antes exclusivamente europeias, com a inclusão de temas referentes às Artes, História e Literatura africana e afro-brasileira.  

O  curso 

“Literatura e Tradições Afro-brasileiras” foi elaborado para todas as pessoas que se interessam pelo universo da literatura e seus diversos estilos e gêneros, da criação literária, da produção de conhecimento, da cultura popular e afro-brasileira e pela obra de Nei Lopes. Não é necessário ter conhecimentos prévios para acompanhar as videoaulas e materiais do curso.  

Este curso também pode ser utilizado por educadores, líderes comunitários, professores, profissionais de recursos humanos e grupos de estudo como forma de pautar discussões em torno de representatividade e educação antirracista.

O curso não oferece certificado de conclusão ou declaração de participação.

Acesse aqui o curso “Literatura e Tradições Afro-brasileiras”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano