Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Delegada negra acusa segurança de racismo após ser barrada em loja

A delegada Ana Paula Barroso alega que um segurança da loja Zara a impediu de entrar por "questões de segurança"

Texto: Redação | Foto: Divulgação/PCCE

Delegada negra acusa loja de shopping de racismo

20 de setembro de 2021

Uma delegada negra alega ter sido vítima de racismo após ser barrada pelo segurança da loja Zara, dentro de um shopping em Fortaleza, no Ceará. O caso aconteceu na última quarta-feira (14), no bairro Edson Queiroz.

Segundo a Polícia Civil do Ceará, Ana Paula Barroso tentou entrar na loja mas foi impedida pelo segurança, que alegou “questões de segurança”. Mesmo depois de solicitar mais informações e questionar o motivo de ser barrada, ela continuou sem permissão para permanecer no estabelecimento comercial.

Ana Paula Barroso atua como diretora-adjunta do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis, da Polícia Civil do Ceará.

O inquérito policial da acusação de racismo foi instaurado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. No último domingo (19), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão após a loja se recusar a conceder imagens das câmeras de segurança.

PCCEPolícia Civil teve que cumprir mandado de busca e apreensão depois de loja se recusar a entregar imagens das câmeras de segurança | Foto: Divulgação/PCCE

Em nota enviada à Alma Preta, a Polícia informou também que o material apreendido serão submetido à perícia e as oitivas do caso ainda serão realizadas.

Em nota enviada à Alma Preta, o shopping Iguatemi Fortaleza informou que colaborou com a Polícia para disponibilizar as imagens do internas comuns do shopping. Disse também que “não compactua com quaisquer formas de discriminação ou demonstrações de preconceito racial” e que mais detalhes do ocorrido devem ser obtidos com a própria loja.

Leia também: Alunos temem impunidade em caso de apologia ao nazismo no Mackenzie

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano