Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Deputadas acionam MP após PM do Rio de Janeiro matar homem negro desarmado

Homem foi morto desarmado com tiro à queima-roupa durante operação no Complexo da Maré (RJ); policial foi preso por homicídio doloso
Frotas de viaturas da PMERJ, no Rio de Janeiro.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

9 de fevereiro de 2024

A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) e a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) entraram com uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPF-RJ) para solicitar o controle externo da operação que matou um homem negro desarmado, morador do Complexo da Maré, na capital fluminense. 

O agente foi preso em flagrante pela 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar na quinta-feira (8), por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O homem, identificado como Jeferson, foi morto por um tiro de fuzil à queima-roupa por um agente da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). O momento da execução foi filmado por moradores e divulgado nas redes sociais.

Reprodução / Redes Sociais

A morte ocorreu durante uma ação policial na comunidade. Jeferson não recebeu auxílio médico dos policiais e morreu a caminho do hospital.

“A execução sumária de um jovem negro favelado em plena Avenida Brasil, assistida por várias testemunhas, inclusive com imagens de diferentes ângulos circulando nas TV’s, ainda é tida como “acidental” pelos policiais.”, comentou Renata Souza, em postagem no X (antigo Twitter).

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, cobrou investigações sobre o caso. Também no X, ela classificou como “aterrorizante” as ações da polícia e prestou solidariedade à família da vítima.

“É aterrorizante o vídeo do morador baleado a queima-roupa no complexo da Maré. […] A imagem mostra uma ação no mínimo desproporcional. Liguei para o Ministro Lewandowski e acompanharemos as investigações”, diz a ministra, em publicação.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano