A Dove Brasil reuniu influencers e especialistas em pele negra nesta terça-feira (25), na Pina Contemporânea, em São Paulo, para anunciar o lançamento da nova linha de skincare corporal da marca.
Pensada para compor a rotina de cuidados pessoais, a primeira linha de séruns corporais da Dove é feita com ingredientes dermatológicos e com efeito de hidratação regenerativa. Os produtos foram desenvolvidos pensando em um tratamento específico para danos que podem ser causados na pele por fatores externos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em entrevista à Alma Preta, a estetacosmetóloga Josi Helena citou a falta de transparência das marcas em relação aos produtos para a pele negra e ressaltou que a Dove é uma das pioneiras a pôr em prática o que visualizamos nas estatísticas.
“Cerca de 56% da população brasileira se autodeclara negra, e a Dove entendeu isso pensando em formulações específicas. Vemos muitas marcas venderem produtos para a pele preta, mas não são reais. E aqui a gente viu vários ativos que contemplam. Quando você pega um creme com foco em ceramidas, um lipídio que trata a pele negra, pois naturalmente apresentamos uma concentração menor, aí você enxerga que a marca pensou nisso, porque eu nunca tinha visto para o corpo”, expressou a especialista.
Ao todo, a nova linha da Dove é composta por cinco opções disponíveis para resolver as diferentes questões das consumidoras, com os ingredientes ideais para cada necessidade de pele: Niacinamida Uniformizador, Pró-Ceramidas Dermo-Hidratante, Hialurônico Dermo-Renovador, Pantenol Dermo-Reparador e Pró-Retinol Firmador.
Além disso, a linha completa também conta com o Sérum Concentrado, voltado para o tratamento de estrias e tons irregulares, e o Bálsamo Concentrado para os pés, ambos com fórmulas de alta potência que oferecem cuidados superiores para áreas específicas do corpo. Todos os produtos estão disponíveis nas principais redes de farmácia.
A esteticista Carla Nunes aponta que, apesar da campanha não trazer um apelo com foco na pele negra, quem entende um pouco dessa fisiologia e das necessidades da nossa pele, já identifica e reconhece que esses produtos vão contemplar a pele negra. “Tem sido desenvolvido muitos produtos para o rosto, mas para o corpo não. Ao pensar em áreas escurecidas, axilas, virilhas e outras manchas, conseguimos captar a real importância da hidratação”, diz.
Para a influenciadora Pity Sullivan, que aborda temas como empoderamento de mulheres negras e maternidade nas plataformas digitais, a nova geração vai crescer compreendendo que eles têm um espaço que podem ocupar.
“Por muito tempo existiu um mito de que a pele negra não precisa de muita coisa e por muito tempo não cuidamos do nosso rosto e da nossa pele por conta desses preconceitos. Nós não víamos pessoas negras representadas em eventos ou produtos, e hoje em dia, conseguir enxergar beleza em nós mesmos, é muito importante. Há um novo olhar sobre a gente, então acredito que esse é um passo crucial para cuidar melhor da nossa pele”, ressalta Sullivan.
“A Dove é uma marca que há 20 anos fala sobre a real beleza e briga com os padrões e os estereótipos do universo de beleza. Então quando falamos sobre ‘trazer a pele negra’, estamos falando sobre democratização e sobre inclusão de todos os tons de pele”, explica Mariana Martins, diretora de marketing para cabelo e pele da Dove.
“A nossa preocupação ao trazer essa linha de skin care é de fato ter um produto com resultados clinicamente comprovados, [um produto] que de fato entregue um benefício que seja revelante para a pele, e principalmente para as peles negras, porque sim, estamos falando de mais de 50% da nossa população, definitivamente isso não é um nicho, é um grande público que a gente entende que deve estar incluído em nossos estudos e ofertas”, pondera a representante.
Esta publicação é resultado de uma parceria com a Dove Brasil