No próximo sábado (24), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) receberá o Primeiro Encontro Itinerante da Rede Carioca de Etnoeducadoras (Recen) Rio x Bahia, no bairro da Urca, na Zona Sul da capital fluminense.
O evento ocorre das 9h às 17h, no Auditório Tércio Pacitti do Campus Urca. Seu objetivo é compartilhar experiências de práticas antirracistas nas escolas e promover a reflexão sobre o tema.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Rede de Etnoeducadoras Negras é uma articulação de mulheres negras da área da educação em todo o país, que buscam manter uma pedagogia afrocentrada alinhada aos saberes das comunidades negras, quilombolas e afrodescendentes.
Fatima Santana, integrante da Recen e doutoranda do Programa de Educação da Unirio, acredita que a discussão de propostas e metodologias de combate ao racismo em ambientes escolares e nas universidades é uma demanda urgente.
O encontro na Unirio também celebrará o aniversário de dez anos do coletivo de professoras. Ao longo da última década, o grupo trabalha pela construção de uma educação antirracista, ancestral e transformadora, por meio de rodas de conversa e oficinas.
“É fundamental pensarmos sobretudo nos espaços educativos que tenham como pacto o direito inegociável de garantir que nossos bebês, meninas e meninos, jovens, adolescentes, homens e mulheres tenham o direito garantido de viverem plenamente suas afroexistências e experiências de felicidade”, explica Fatima Santana, em nota à imprensa.