PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Funai lança manual para criação de redes focadas na saúde de povos indígenas

Documento visa fortalecer as políticas públicas voltadas a essa parcela da população
A imagem mostra uma ilustração que estampa a capa do manual focado na saúde de povos indígenas, lançado pela Funai.

A imagem mostra uma ilustração que estampa a capa do manual focado na saúde de povos indígenas, lançado pela Funai.

— Reprodução

17 de janeiro de 2024

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) anunciou o lançamento do “Manual para Instituição de Redes Intersetoriais de Saúde junto aos Povos Indígenas”. O documento, resultado de discussões e experiências, aborda a criação de redes focadas em saúde mental, enfrentamento de sofrimentos psicossociais e efeitos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Além disso, o manual trata da implementação de redes de saúde para povos indígenas em contextos urbanos.

“Acreditamos que a atenção à saúde dos indígenas deve buscar fortalecer os sujeitos, suas comunidades e povos, em suas diversas matizes. Conhecer a cosmologia de um povo e sua história pode ser a única forma de realmente se caminhar conjuntamente na direção do protagonismo indígena, sem que se exerça a tutela. É preciso respeitar a forma como os indígenas percebem o seu sofrimento, considerando-a como concreta”, diz um dos trechos de apresentação do material.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Embora a Funai não execute diretamente os serviços de saúde para indígenas, a instituição tem a responsabilidade de acompanhar e monitorar os atendimentos prestados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, assim como pelas secretarias municipais e estaduais, em todos os níveis de atenção à saúde.

O manual serve como guia para as unidades descentralizadas da Funai estabelecerem diálogo com os Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs), Polos-Base do Subsistema de Saúde Indígena e outros parceiros, como secretarias municipais de saúde, universidades, organizações indígenas, representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), serviços de assistência social, entre outros. O objetivo é fortalecer as políticas de saúde destinadas aos povos indígenas.


O documento está disponível para leitura na íntegra, de forma gratuita, neste link.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano