PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Glória Maria será a homenageada do Troféu Raça Negra 2023

A jornalista Joyce Ribeiro e a jovem Mirella Archangelo serão mestres de cerimônia do evento
Imagem mostra a jornalista Glória Maria sorrindo e usando roupa laranja.

PIoneira em diversos âmbitos do jornalismo, Glória Maria faleceu no início de 2023.

— Reprodução

10 de novembro de 2023

Realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, a 21ª edição do Troféu Raça Negra, que premia pessoas que lutam por igualdade racial, vai homenagear a jornalista Glória Maria, que morreu em fevereiro. O evento acontecerá em São Paulo, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A cerimônia apresenta à sociedade brasileira personalidades negras que se destacaram por atuação no meio da política, das artes, da economia à educação, entre outras. Além da homenagem à Glória Maria, haverá ações voltadas a pessoas e empresas que fazem a diferença no combate ao racismo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A entrega da estatueta de Zumbi dos Palmares será apresentada por Mirella Archangelo, uma jovem de 17 anos que viralizou nas redes sociais ao denunciar condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e Joyce Ribeiro, que já foi agraciada no mesmo ano que Glória, que, por sua vez, recebeu três estatuetas.

Autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade estão confirmados para a cerimônia de premiação. O orador será o ministro Luís Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que também receberá a estatueta.

O “Oscar” da Comunidade Negra vai premiar ainda a atriz e escritora, Elisa Lucinda, o ator Samuel de Assis, a escritora Djamila Ribeiro, a cantora Alaíde Costa, e a doutora em comunicação Kelli Quirino, professora e consultora em gênero e raça, além de ter sido eleita representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (CAREF).

Criado pela Afrobras em 2000 durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a premiação se tornou anual a partir de 2004 e desde então reconhece uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional. Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal, Cartola, Tony Tornado e Mano Brown foram alguns dos laureados do prêmio.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano