Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cerimônia +Admirados homenageia talentos do jornalismo negro

O evento enaltece jornalistas negros e negras da imprensa brasileira e celebra a diversidade na mídia
A jornalista Rosane Borges, uma mulher negra retinta sorrindo para foto e que veste uma roupa preto e branco.

Foto: Reprodução

9 de novembro de 2023

A cerimônia de premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira acontece dia 13 de novembro em São Paulo. Entre os profissionais citados entre os 50+ admirados, estão Pedro Borges e Nataly Simões, da Alma Preta Jornalismo.

A indicação dos profissionais aconteceu entre setembro e outubro, com votação popular expressiva em dois turnos para eleger os principais jornalistas negros e negras, assim como veículos de comunicação com destaque na cobertura de pautas raciais.

Durante o evento serão premiados os vencedores das categorias “TOP 10 +Admirados Jornalistas”, os jornalistas regionais mais votados, o vencedor da categoria “Imagem Foto/Vídeo”. A cerimônia vai premiar também as categorias “Veículo Geral” e “Veículo Liderado por Jornalistas Negros”.

O advogado, filósofo, professor e atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi o escolhido para receber o “Troféu Glória Maria”. Ele será homenageado por seu destaque na luta democrática e pelas causas sociais e na defesa do povo brasileiro.

Para receber o “Troféu Luiz Gama”, foram escolhidos dois profissionais com longo histórico de luta pela inclusão de profissionais negros no jornalismo brasileiro, Flavio Carrança, um dos criadores da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Corija), e Rosane Borges, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP e ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referêdncia da Cultura Negra (CNIRC), da Fundação Cultural Palmares. A homenagem “Revelação do Ano” será entregue à repórter Rebeca Borges, do portal Metrópoles.

O evento, com transmissão via Portal dos Jornalistas no YouTube, contará ainda com a presença do poeta Akins Kintê e da grafiteira e artista visual Sheila Raiana, que farão performances em um tributo à diversidade e à luta antirracista.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano