O governo federal anunciou um edital que oferece recursos para implementação de ações em 40 territórios quilombolas da região Amazônica. Serão destinados R$ 33 milhões para beneficiar cerca de 400 mil quilombolas da Amazônia Legal, com foco no fortalecimento direto das comunidades.
A iniciativa, financiada pelo Fundo Amazônia, será conduzida pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Mato Grosso (Conaq/MT), que atua em defesa dos direitos territoriais e ambientais dos quilombolas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O projeto “Naturezas Quilombolas” visa promover a sustentabilidade, garantir os modos de vida, as atividades produtivas e o manejo dos bens ambientais nas comunidades.
O anúncio foi feito durante evento que contou com a presença das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e do presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna.
Durante a cerimônia, Anielle Franco destacou o protagonismo feminino nas comunidades quilombolas. “A gente tem muitas mulheres quilombolas que se mantiveram na pandemia e se mantém até hoje com vendas e com empreendedorismo quilombola da própria região”, afirmou.