O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira (14) o Painel Cor ou Raça, uma plataforma digital que reúne mais de 30 variáveis sobre a temática, organizadas em nove seções temáticas. O objetivo é consolidar dados já divulgados em diferentes pesquisas do IBGE, facilitando o acesso a informações relevantes para o estudo das desigualdades sociais, econômicas e educacionais relacionadas à cor ou raça no Brasil.
Destinado a pesquisadores, gestores públicos, estudantes e ao público em geral, o Painel aborda temas como distribuição da população, desigualdade social, educação, trabalho, renda, pobreza, condições de moradia e microempreendedorismo individual. Além disso, aponta links para estudos e artigos relacionados ao tema, permitindo um aprofundamento dos dados apresentados.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo a diretora de Pesquisas do IBGE, Elizabeth Hypólito, a plataforma reflete a missão do instituto de “retratar o país com informações necessárias ao conhecimento da realidade e ao exercício da cidadania”. Hypólito destacou que a centralização das informações em um único local torna os dados mais acessíveis, o que é essencial para que a população e os gestores possam compreender e agir com base na realidade.
Painel como vitrine e ferramenta de consulta
O Painel foi projetado como uma vitrine que destaca os principais resultados sob a forma de gráficos, tabelas e mapas, conectando os usuários a links para aprofundamento em outras bases de dados do IBGE. De acordo com Marcia Quintslr, responsável pela organização do projeto, a lógica temática do Painel facilita a navegação, enquanto as fontes das informações são sempre indicadas para permitir uma compreensão completa da coleta e publicação dos dados.
As informações do Painel começam com uma introdução baseada nos resultados do Censo Demográfico 2022, com destaque para a distribuição da população por cor ou raça. Outros dados são derivados de pesquisas como a PNAD Contínua, o Censo Agropecuário e publicações como Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil.
Leandro Albertini, coordenador do projeto, explicou que o Painel é dinâmico, recebendo atualizações automáticas conforme os dados nas bases originais, como o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), são atualizados. “Quando essas informações forem atualizadas, os resultados já irão refletir no Painel”, afirmou em anúncio do IBGE.
A construção do Painel contou com a colaboração de especialistas de diferentes áreas do IBGE e foi inspirada em ferramentas anteriores, como o painel desenvolvido durante a pandemia de Covid-19. Além de oferecer dados sobre cor ou raça, o projeto se propõe a servir de modelo para centralizar outros temas transversais, como gênero, no futuro.