A Fundação Perseu Abramo, por meio do projeto Reconexão Periferias, lança nesta quarta-feira (23) a publicação “Chacinas e conflitos agrários: os casos de Pau D’Arco e do Quilombo de Iúna ” na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento faz parte das mobilizações do Abril Vermelho e contará com a presença de movimentos sociais, lideranças quilombolas e governo federal.
A nova edição aborda os casos de Pau D’Arco, no Pará e do Quilombo de Iúna, Bahia, episódios que serviram de inspiração para a obra “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior. Para construir o livro, pesquisadores realizaram entrevistas aprofundadas para retratar a situação vivida nas regiões.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ambos os casos ocorreram em 2017 e marcam a violência no campo e conflitos agrários no Brasil. Em Pau D’Arco, dez trabalhadores rurais foram assassinados durante uma ação policial na Fazenda de Santa Lúcia, no sudeste paraense. Já no Quilombo de Iúna, seis quilombolas foram mortos no município de Lençóis.
Esse é o terceiro volume da Coleção “Chacinas e a politização das mortes: estudo de casos”, idealizado pelo Projeto Reconexão Periferias, que integra a fundação. O projeto visa apresentar um panorama de violência no campo a partir da análise de reportagens da mídia de 2011 a 2022.
Estarão presentes no lançamento movimentos sociais, lideranças quilombolas, organizações rurais, além de representantes dos ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Agrário e da Igualdade Racial.
A iniciativa se insere no contexto do Abril Vermelho, mobilização anual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em memória das famílias vítimas do massacre de Eldorado de Carajás, que ocorreu no Pará em 1996.
SERVIÇO
Sessão de lançamento do livro “Chacinas e conflitos agrários: os casos de Pau D´Arco e do Quilombo de Iúna”
Data: 23 de abril (quarta-feira)
Horário: das 9h às 13h*
Local: Câmara dos Deputados – Auditório Freitas Nobre (Anexo 4, subsolo)