A Justiça da Espanha condenou a oito anos de prisão um homem que fez ofensas racistas aos jogadores Vini Jr e Antonio Rudiger. O agressor utilizou pseudônimos para insultar os atletas no fórum online do jornal esportivo Marca.
O acusado foi declarado culpado por duas ofensas motivadas por racismo e intolerância religiosa. De acordo com a sentença, a suspensão do cumprimento da pena de reclusão ficou condicionada a participação do acusado em um programa de igualdade de tratamento e não discriminação. A justiça proibiu a participação do condenado no fórum em questão pelo período de 20 meses.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O clube espanhol Real Madrid destacou, em nota, a participação do atacante brasileiro no processo de acusação do caso e firmou compromisso com a erradicação de práticas racistas no esporte.
“O Real Madrid, que, junto com Vinicius Junior, atuou como acusação particular no processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte”, diz trecho do comunicado.
Esta é a segunda condenação por racismo na Espanha e a primeira determinação judicial do gênero que sanciona insultos de cunho racial feitos em fóruns digitais e redes sociais.
A primeira sentença foi emitida em junho deste ano, referente a um ataque racista contra Vini Jr durante partida entre Real Madrid e Valencia, em 2023. O atleta foi xingado de “macaco” por três torcedores, que foram condenados a oito meses de prisão e ao pagamento de multas. Porém, a sentença dos três também foi suspensa.