PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Linha do tempo elenca principais fatos da luta antirracista no mundo

12 de março de 2020

Documento foi realizado pelo Gemaa e reúne dados entre 1903 e 2014

Texto: Juca Guimarães | Edição: Simone Freire | Imagem: Arquivo/Gemaa

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) publicou uma compilação com os fatos mais marcantes da luta antirracista no mundo entre 1903 e 2014.

O documento, em formato de linha do tempo e navegação intuitiva, começa com a obra ‘As Almas da Gente Negra’, do autor negro estadunidense Du Bois, lançada em 1903 e considerada a primeira literatura sociológica sobre os afrodescendentes.

A linha segue com destaques sobre constituições, livros, filmes e protestos ao redor do planeta. Além disso, sinaliza a luta pelos Direitos Civis e a crescente organização dos movimentos negros que serviram de modelo para avanços nas leis em diversos países, entre meados dos anos 50 até o começo da década de 70.

O discurso ‘Eu tenho um sonho’ de Martin Luther King, em 1968, durante a Marcha de Washington (EUA) por Emprego e Liberdade, com mais de 250 mil participantes, também está em destaque na linha do tempo antirracista.

A primeira referência ao Brasil é de 1987 com a mobilização da militância negra para incluir propostas de emendas para Constituição, que viria no ano seguinte com artigos contra a discriminação.

O link para acessar a linha do tempo antirracista é o http://gemaa.iesp.uerj.br/linha-do-tempo/

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano