Nesta quarta-feira (19), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou uma nota em repúdio aos ataques racistas sofridos pela jornalista Luciana Barreto, âncora do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
A jornalista foi alvo de insultos racistas após a TV Brasil publicar nas redes um vídeo em que a jornalista comenta a fala do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O dirigente comparou a Libertadores sem times brasileiros a “Tarzan sem Chita”.
Durante o programa, a âncora reforçou a importância dos clubes de futebol e confederações implementarem políticas para coibir as práticas racistas. Luciana também sugeriu a conscientização sobre o tema por meio da educação antirracista.
No comunicado, a EBC repudiou as agressões racistas contra Luciana Barreto e afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis para combater as práticas racistas e qualquer tipo de discriminação.
“A direção da empresa reforça seu compromisso com a pauta da igualdade racial, presente em todos os veículos da empresa, bem como a denúncia de qualquer tipo de preconceito e discriminação”, complementou.
Resposta aos ataques
Ainda nas redes sociais, a apresentadora compartilhou um vídeo denunciando o ocorrido e afirmando “lugar de racista é na cadeia”, reforçando que ninguém conseguirá silenciar as declarações da âncora. Luciana ressaltou que as medidas relacionadas ao caso já estão sendo tomadas e que os responsáveis pelo crime não ficarão impunes.
Além de ser âncora e editora-chefe da TV Brasil, Luciana Barreto é mestre em Relações Étnico-raciais, palestrante, escritora e pesquisadora. Em 2024, recebeu o prêmio de jornalista negra mais admirada da imprensa brasileira no Sudeste.