Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indica que 88% das pessoas que vivem em São Paulo são a favor do uso de câmeras nos uniformes policiais. A pesquisa entrevistou cerca de 1.090 pessoas entre 7 e 8 de março.
De acordo com as respostas, o uso da câmera nos uniformes da PM “contribui muito” para a redução de mortes de policiais e civis. Entre 62% e 82% dos entrevistados acreditam que há relação entre as câmeras e a redução nos indicadores de violência.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Apesar de instauradas em julho de 2020, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) diminuiu os investimentos para aquisição dos equipamentos em 10%, em outubro de 2023. O corte foi justificado pela queda na arrecadação.
Em janeiro, o ouvidor das Polícias de São Paulo, Cláudio Silva, solicitou ao governo estadual que os agentes da Polícia Militar usassem câmeras corporais durante a nova fase da Operação Escudo, deflagrada na Baixada Santista. A solicitação se deu após diversas denúncias de execuções e brutalidade policial nas ações da PM na região.
Segundo reportagem do G1, um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em dezembro de 2022 apontou que o uso do equipamento evitou 104 mortes. Isso representa uma redução de 57% em relação ao período anterior à utilização das câmeras.