Milton Barbosa, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), está com câncer de próstata. Ele foi internado ontem e passou por uma cirurgia para a retirada do tumor na manhã desta quarta-feira (23).
O ativista recebeu o diagnóstico sobre o tumor maligno em setembro de 2021 e desde então toma uma medicação para regulação da urina. Assim que soube da doença, a família optou pela cirurgia em vez do tratamento por radioterapia ou quimioterapia.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A expectativa é de que depois do procedimento cirúrgico, Milton demore aproximadamente 15 dias para retornar para uma consulta médica.
Articuladora do MNU e companheira de Milton, Regina Lúcia acredita na recuperação pós cirurgia. “Os médicos vão falar depois da cirurgia se o Milton precisará de radioterapia ou quimioterapia. A expectativa é de que ele não precise”, relata.
Milton Barbosa foi um dos articuladores da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em julho de 1978, durante o regime militar. Desde então, participa das atividades do MNU e hoje é o presidente de honra da organização.
Em resposta à Alma Preta Jornalismo, a Santa Casa de Misericórdia afirma que não passará qualquer informação sobre a saúde do paciente para a imprensa. As atualizações do caso serão repassadas para a família.
Leia também: Doutora Honoris Causa: ‘Sueli Carneiro é uma rigorosa intérprete do Brasil’