Morreu na última quinta-feira (4), o rapper paulista Alberto Braga, mais conhecido no cenário do Hip-Hop como Mano Pelé. O cantor de 47 anos foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) sofrido no dia 30. Nas redes sociais, Rashid, Emicida, Kamau, entre outros, lamentaram a perda do amigo.
Em seu perfil nas redes sociais, Rashid relembrou que desde 2006 conhecia Mano Pelé e disse estar com o coração aos pedaços após saber da morte do amigo. O rapper lamentou não ter tido tempo suficiente para lançar uma música que fizeram juntos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Tive a sorte de tê-lo presente em muitos dos meus shows. Mais do que isso, tive a sorte de poder trocar muitas ideias e dar muitas risadas com ele, desde 2006/07, nas calçadas do centro da cidade”, disse em um trecho da homenagem.
Nosso grande amigo Mano Pelé nos deixou. Meu coração tá em pedaços. Perdemos um grande ser humano e SP perde uma importante personalidade da cena do Rap daqui. A gente costumava brincar de que ele estava presente em todos os eventos e q se o evento fosse de Rap memo, o Pelé… pic.twitter.com/Tr6fr8FOYV
— Rashid (@MCRashid) April 4, 2024
O ativista Paulo Galo e Emicida também usaram as redes sociais para homenagear o rapper.
☹️ descanse em paz lenda da rua https://t.co/dIT2b7Csxy
— emicida (@emicida) April 4, 2024
A página Noticiário Periférico resgatou um depoimento de Kamau sobre Mano Pelé. No vídeo, ele destaca o quanto o amigo foi importante para o rap nacional e destacou a frequência de Pelé nos eventos do ritmo. “Se o Mano Pelé não estava no rolê, o rolê não era de verdade, porque ele estava em todos” disse.
Hoje abrimos esse espaço pra uma despedida muito dolorosa. Nosso querido Mano Pelé faleceu, decorrência das complicações de um AVC hemorrágico. Queríamos que fosse mentira, mas a realidade não dá folga. pic.twitter.com/3ssEfbKRnR
— Noticiário Periférico (@no_periferico) April 4, 2024
“Quando comecei a frequentar mais e observar os rolês no centro e de rap em São Paulo, me liguei do quanto que ele era querido por geral. E sempre será. Descanse em paz”, escreveu um usuário. “Você sempre será lembrado! Você sempre estará com a gente”, disse outra.