Um incidente racista ocorreu no último final de semana no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP), durante a partida entre o XV de Jaú e o Grêmio Prudente pela Copa Paulista de Futebol. Um torcedor de 66 anos foi detido pela Polícia Militar após cometer racismo contra um jogador do time adversário.
De acordo com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o torcedor “proferiu ofensas racistas em alto e bom tom”, dirigindo-se ao jogador negro do time adversário. As ofensas incluíram frases como “neguinho, veste a camisa!”, em referência à roupa escura que o jogador usava para se aquecer antes de entrar em campo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Torcedores e atletas do Grêmio Prudente – que estavam na arquibancada – repreenderam as atitudes do investigado, mas ele continuou com as ofensas contra o jogador negro. Isso motivou a chamada da polícia, que foi acionada para intervir na situação.
Ao saber que a polícia havia sido chamada, o idoso tentou sair do estádio, mas foi detido por policiais militares. Ele foi conduzido, junto às testemunhas, até a Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde um Boletim de Ocorrência foi registrado. Segundo o Observatório, a polícia afirmou que o caso será investigado.