Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Santa Catarina lança programa para combater racismo no futebol

Ações incluem avisos no sistema de som e faixas nos estádios catarinenses para conscientizar os torcedores, além de capacitação antirracista nos clubes
Inicialmente, o programa será implementado em Florianópolis, mas há planos de que seja ampliado para todo o estado.

Foto: Reprodução/Jennifer Rigon

16 de junho de 2024

Santa Catarina lançou o programa “Cartão Vermelho Contra o Racismo”, que visa combater a discriminação racial no futebol.

Para o secretário geral da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Cláudio Gomes, o esporte é um poderoso instrumento de inclusão social e, por isso, é fundamental que os casos de racismo dentro do esporte sejam combatidos. “O futebol pode ser um importante aliado na luta contra o racismo”, afirma, em nota.

As ações do programa incluem avisos no sistema de som e faixas nos estádios catarinenses para conscientizar os torcedores, além de capacitação antirracista nos clubes para dirigentes, comissão técnica e jogadores aprenderem a se portar em situações de racismo.

Inicialmente, o programa será implementado em Florianópolis, mas há planos de que seja ampliado para todo o estado.

O projeto é uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina, Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), SC Clubes, Assessoria da Igualdade Racial da prefeitura de Florianópolis, Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina, Rotary Club de Florianópolis e a Federação Catarinense de Futebol (FCF).

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano