Em 2023, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) matou 72 pessoas na Baixada Santista. O número representa mais que o dobro do índice de mortes por intervenção policial no ano anterior, que contou com 34 casos.
Os dados foram publicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP) no Diário Oficial do Estado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Por outro lado, dados disponíveis no site da SSP mostram um número um pouco maior do que o publicado no Diário Oficial. Na planilha de Mortes por Intervenção Policial, constam cerca de 81 ocorrências em Santos, Guarujá, São Vicente, Peruíbe, Cubatão, Praia Grande, Itanhaém e Guarujá, cidades que compõem a Baixada Santista. Os dados são públicos e podem ser consultados pelo site do órgão.
Em Guarujá, principal cidade da Operação Escudo, as ações policiais resultaram na morte de 27 pessoas, um aumento de 14,81% em relação ao ano anterior. Em 2022, a polícia matou 4 pessoas.
Mais da metade dos óbitos ocorreram entre os meses de julho e setembro, período em que foi realizada a Operação. A ação ocorreu em resposta ao assassinato de um policial militar no Guarujá. A operação da PM foi alvo de diversas denúncias de órgãos ligados aos direitos humanos e também de investigações por homicídio.